Os quatro valetes.

Valete de Paus
Ele nasceu em 1942 e aprendeu a tocar piano com sua mãe em uma Igreja perto de sua casa. Inglês, formou uma das bandas de rock 'n' roll de maior sussesso nos anos 60: Rolling Stones. Brian Jones realmente era um eximio guitarrista. Um dandista, como todo bom inglês. Excentrico e inovador. Apesar de vermos sempre Rolling Stones com o frontman sendo Mick Jagger, não se pode esquecer da maneira irreverente de Jones usar a música clássica no rock, indo de frente à outra banda inglesa que também se destacava nessa mesma época, The Beatles. Mas junto todo o talento dele, havia um vício pelas drogas incontrolável, que acabou por fim, tirando a sua vida. Em 03 de julho de 1969, o mundo deu seu adeus à um dos grandes nomes do rock. Um guitarrista singular, morreu afogado na sua piscina. As dúvidas que os fãs e alguns especuladores fizeram na época, foram todas confirmadas. Frank Thorogood confessou o crime em 1993 em frente ao túmulo de B. Jones. Morto aos 27 anos.


Valete de Espada
Nasceu em Seattle em 1942, já com a promessa de um grande homem. Jimi Hendrix, um deus. Dominava a guitarra maravilhosamente, por amar a música acima de todas as coisas. Um trabalho árduo e prazeroso. Saiu dos EUA por falta de incentivo, para a Inglaterra, onde conseguiu o que queria: ouvidos. Ouvidos dispostos a ouvir sua música, complexa e simples. Quente e tranquilizadora. Veio então a The Jimi Hendrix Experience. Apresentaram-se no Monterey Pop Festival, onde Jimi mostrou o que realmente sentia ao tocar: tesão, fogo e paixão. O que se teve nessa mistura, foi a gloriosa performance de JH no evento, ao queimar sua guitarra no palco, após um longo amor com ela. Jimi disse a imprensa que era um sacrifício, e quem contestará. Ainda não satisfeito com isso, Jimi emocionou a todos os que continuaram persistindo nos tres dias de Paz, Amor e Música, numa fazenda no interior de Bethel. Jimi fez do hino nacional americano, um protesto, um ode ao evento e aos seus ideais, o qual foi ensaiado durante meses em sua cabeça, em seu coração, em lugares distantes. Marcou a vida de milhões de fãs e até hoje arremata milhões com seus solos impossíveis, suas escalas incríveis e sua voz que não canta, mas declama suas canções. Jimi deixou a Terra em 1970, dois meses antes de seu aniversário de 28 anos. Em 27 anos, transformou a Terra, as pessoas, os humanos, a forma de se ver a música e de se apreciar a arte. Morreu em um hotel, engasgado com o próprio vômito. Nada ainda foi muito explicado, deixando fãs sempre com um peso ao se falar da sua morte. Morto aos 27 anos.

Valete de Copas
Voz rouca, força nos pulmões. A alma escorria nos lábios. Vida e morte sempre andando de mãos dadas. Janis Joplin saiu de casa aos 17 anos, juntou-se com amigos que eram poetas, músicos. Viveu uma vida de altos e baixos. Little girl blue, tinha no palco a presença de mil homens, mas seu coração era amargurado por milhares de amores mal-sucedidos. Janis será eternamente lembrada pelas milhares de barreiras que enfrentou para um dia está em cima de um palco. O preconceito de ser mulher, o preconceito de ser uma branca cantando com negros, a vida louca que vivia. Todos os pesos presos aos seus pés, fez com que ela se afogasse em drogas. Os seus shows eram verdadeiros espetáculos! Primeiro pela sua voz e segundo que eram únicos. Aos fim de sua carreira, Janis exagerava na bebida em cima dos palcos e acabava contando seus problemas. Era único, singular, puro! VERDADEIRAMENTE LINDO. Janis realmente não tinha um voz aceita por muitos na época e sua Junkie Life era desconhecida por muitos, apesar de ser muito questionada, mas Janis enfrentava tudo isso para passar música para todos. Como ela mesma dizia: "É só música, não fique triste, é só música..." Dizia isso para milhares de pessoas que a assistia, querendo dizer isso para si mesma. Janis morreu em seu quarto de hotel em 1970, por uma overdose de heroína. Morta aos 27 anos.

Valete de Ouro
Um poeta que transformava suas poesias em letras de música. Jim Morrison nasceu em 1943, numa família rigorosa, tradicional. Jim, mesmo assim, tomou para si, seus próprios ideais, opostos aos que seus pais lhe passavam. Boêmio, seguiu para Califórnia onde formou The Doors, banda cujo nome foi tirado de um dos livros de Huxley, "The doors of perception". Jim sempre queria conhecer novas sensações, novos povos, novas coisas essa curiosidade crônica transformou-o num descobridor, quase um solucionador de mistérios. Jim criava para si pseudônimos como "Mr. Mojo Risin", na música LA Woman. Jim tomou The Doors para si como família. Havia cumplicidade e amor entre eles, coisa que por ideais opostos, não havia em sua família. Verdadeiramente um poeta, um amante da arte que fazia. Porém, assim como os outros, seu pecado foi a bebida, além do consumo excessivo de drogas e sexo. Jim Morrison, viveu intensamente seus poucos anos de vida. Jim Morrison também morreu em seu quarto de hotel, em 03 de julho de 1970. Morto aos 27 anos.


Os quatro "J's" nos deixaram aos 27 anos. Todos, em menos de 3 anos (69, 70, 71). Os quatro Valetes de um baralho que mistura talento, alma, fogo, paixão, psicodelia, tristeza e mistério.

*: 03 de julho é meu aniversário
**: 03 de julho será o SuperRock.

Um comentário: