Meu maracatu pesa uma tonelada!

Era uma aula de sociologia que me lembro muito bem. No meio de uma discussão sobre música e contracultura, eu disse ardentemente que o rock'n'roll tinha morrido no Brasil. A professora que não era comum, retrucou e me falou sobre algo que misturava maracatu, samba, reggae e rock. Eu então disse que era ilusão. Ela me disse que eu tinha a mente fechada. Na aula seguinte ela me deu um pen drive, dizendo que eu abriria minha mente com ele. A primeira música, TODOS ESTÃO SURDOS. Senhoras, senhores, cavalheiros e damas... Nação Zumbi.
O mangue é um dos ecossistemas que mais "produzem" e comportam vida. Recife (Manguetown) é cortada por seis rios, rodeada de mangues. Cresceu e logo apareceu. Com ela alguns problemas socio-economicos-culturais. Com eles, cresceu e apareceu um movimento idealizado a partir de tal "produção de vida" que há no mangue. Boys e Girls que decidiram viver longe dessas coisas para que pudessem assim, começar a mudar suas cabeças e então mudar essa história. Então joga nessa panela de barro o Hip Hop, Rock, Samba, Reggae, Música Eletrônica e alguma coisa que ainda não tem definição. Surge da cabeça desses indivíduos que prezam por:tv interativa, anti-psiquiatra, Bezerra da Silva, Hip Hop, midiotia, artismo, música de rua, John Coltrane, acaso, sexo não-virtual, conflitos étnicos e todos os avanços da química aplicada no terreno da alteração e expansão da consciência. Surge da cabeça desses, o MangueBeat liderado e traduzido na banda que leva o nome de Nação Zumbi. Mais que um ritmo, mais que uma banda. Uma ideologia com letras feitas para mudar a cabeça das pessoas. Uma ideologia traduzida em músicas que tem letras ora tão profundas com palavras que parecem ser indizíveis e ora metaforicamente mostra o cotidiano em subúrbios e em centro de cidades, mostrando a influência da mídia e do governo na sociedade.


Idéias talvez ainda à frente do nosso tempo. Algo que não se pode delimitar ou definir. Não é samba, mas tem samba. Não é rock, mas tem rock. Não é mpb, mas ainda assim é música popular brasileira. Não é eletrônica, mas ainda tem a música eletrônica presente. Creio que são de coisas tão completas e vivas que precisamos ouvir. NZ leva a bandeira da originalidade cultural. O criar é presente. O inesperado é seu presente. Seus álbuns ora tão diferentes uns dos outros, parecem ser a continuação um do outro. Músicas que parecem gritos de guerra, que parecem trava-línguas. Tão Brasileiras, tão Pernambucanas.


Tenho a seguinte visão da música brasileira: as pessoas se rendem ao regionalismo. Por exemplo: as pessoas que moram em cidades onde 90% da música ouvida e divulgada é o forró, o forró será ouvido com mais facilidade. Quando um artista, que vem de uma região com músicas tão características, faz algo diferente do esperado pela população, é realmente lindo. A coragem, a garra, a vibração da diferença. VIVA! Mas quando, no meio desse regionalismo, outros vêm com o que tem em mãos, unem ainda a isso o que a região tem, com idéias para mudar essa tal região, é DIVINO! A mudança gerada na cabeça das pessoas, a opinião questionável proposta, ritmos que levam o maior número de "Caranguejos com Cérebro" à desenvolver-se primeiro pessoal e depois socialmente é algo para ser aplaudido de pé.


Não quero nessa postagem falar sobre os álbuns, sobre a estrutura ou mesmo sobre o Chico Science. Quero aqui mencionar minha enorme admiração a criatividade infinita desses caras que saíram do Pernambuco para o mundo, levando na bagagem suas idéias, seu talento, samba-rock-eletro-hip-hop-maracatu. Da lama ao caos e do caos à lama, pra abrir os ouvidos dos que se subordinaram à surdez absoluta. Quero mencionar minha enorme paixão aos que desorganizam para se organizarem, aos que nos levam para um mundo livre, aos que abrem a cabeça para pensar, aos que fecham os olhos para as propagandas.


TOCA NAÇÃO!

2 comentários:

  1. Sou fan de NZ. Conheço desde que morava em Recife, mas comecei a admirar de alguns anos para cá. Uma banda ótima.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é uma das bandas mais completas da história do rock nacional. Valeu anonimo ;D

    ResponderExcluir